O QUE É A DAIN?
A Diretoria de Apoio à Inclusão - DAIN é órgão suplementar
da administração superior da Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte – UERN vinculado administrativa, técnica e
pedagogicamente à
Pró-Reitoria
de Ensino de Graduação – PROEG, criado pela Resolução n°
2/2008 do Conselho Universitário - CONSUNI, de 18 de abril de 2008,
e se constitui como órgão de apoio à inclusão educacional sendo
disciplinado pelo Regimento Interno e pelo Estatuto da Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte.
Dessa
forma, a UERN por meio de DAIN vem implementando nos últimos anos a
promoção da Educação Inclusiva, tendo em vista o acesso de
alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais,
aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV), nos diversos cursos
oferecidos pela UERN. A esse respeito, temos hoje cadastrados no DAIN
75 (setenta e cinco) acadêmicos com necessidades educacionais
distintas, distribuídos entre o Campus Central (Mossoró) os 05
Campi (Caicó, Assu, Patu, Pau dos Ferros e Natal) e os 11 Núcleos.
A DAIN: FINALIDADE E SERVIÇOS
A Diretoria de
Apoio à Inclusão - DAIN observando a indissociabilidade entre o
ensino, a pesquisa e a extensão, tem como finalidade viabilizar a
promoção da educação inclusiva aos acadêmicos com necessidades
educacionais especiais e aos demais segmentos da comunidade
universitária; oferecer formação e qualificação a profissionais
nessa área e contribuir com a construção de uma sociedade justa,
democrática, solidária e plural.
Os
serviços oferecidos por esta Diretoria são: apoio técnico especializado, através de equipe
multidisciplinar e disponibilização de recursos adaptados e
adaptáveis, tecnologias assistivas (equipamentos especiais, ajudas
técnicas, softwares etc.) aos acadêmicos para viabilizar a
acessibilidade aos conhecimentos, informações, relacionamentos e
ambientes de estudo, superando barreiras existentes e favorecendo a
potencialização das capacidades e habilidades individuais e
coletivas.
Suas ações são
extensivas à comunidade universitária e sobretudo a professores de
acadêmicos com deficiências e com necessidades educacionais
especiais.
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