A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), organiza o Ciclo de Eventos em Comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no próximo dia 03 de dezembro, tendo como tema para este ano, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), “Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos”.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovido
pelas Nações Unidas desde 1998, é mundialmente comemorado e tem como
objetivo principal ampliar as discussões em torno de uma maior
compreensão das dimensões da deficiência e, certamente, apontar para a
mobilização em prol da defesa da cidadania, da dignidade, dos direitos e
bem estar das pessoas. No mesmo sentido instiga o olhar sobre a
visibilidade dos benefícios para as pessoas com deficiência na
convivência em sociedade.
A
Diretora da DAIN, Professora Dra. Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
assinala tratar-se da primeira parte de um Ciclo de Eventos mais amplo,
considerando a vontade do fazer coletivo de toda a Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte, em todas as suas Faculdades e Campi
Avançados, com vistasao aprofundamento das discussões sobre Direitos, Diversidade e Inclusão na Sociedade Contemporânea.
Essa primeira parte foi construída a partir de ações
sistemáticas e concretas de uma equipe multidisciplinar composta por
Pedagoga, Psicopedagoga, Ledores, Intérpretes da Língua Brasileira de
Sinais, Técnico em Deficiência Física, Técnico em Braille, Socióloga,
Historiadora, Tradutores, Transcritores. A DAIN reforça a caminhada com
vistas à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que
incentivará discussões voltadas para a gestão dos processos educativos e
dos sistemas de ensino, as práticas profissionais voltadas para a
inclusão de todos e todas e a aproximação à instituições locais que
buscam aprimorar os canais da democracia participativa da cidadania em
nosso país.
O
Ciclo de Eventos voltado para o Dia Internacional das Pessoas com
Deficiência com seu foco no tema da ONU instigando a quebra de
barreiras, um movimento para o abrir as portas para a inclusão, aponta
para a Formação Humana e o Desenvolvimento Profissional Docente, a
aproximação ao outro, através da escuta, das suas histórias de vida, de
suas autobiografias, considerando que das narrativas e escutas
(auto)biográficas será possível partir para ações concretas dentro das
políticas públicas, de gestão da educação e da Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva.
Dessa
forma o Ciclo de Eventos, em sua primeira parte, preocupa-se com a
densidade, o estudo da Diversidade, do Direito, da Inclusão na Sociedade
Contemporânea e, especificamente, em nossa região, as discussões
teóricas e metodológicos visando práticas educativas inclusivas.
Com
essa centralidade se amplia o debate em torno de um profissional
crítico e reflexivo, investigador de sua própria prática, humano, capaz
de reconfigurar e redimensionar suas ações educativas cotidianas,
propagador de seus conhecimentos nas instituições nas quais atua, nos
eventos acadêmicos, nas entidades científicas, culturais e sindicais,
comprometido com a qualidade da educação pública, privilegiando a
formação humana integral (profissional, ética, moral e estética) do
indivíduo, capaz de articular os conhecimentos da área educacional com
as demandas sociais e profissionais.
A
Diretoria de Apoio à Inclusão, ao traçar e trilhar as atividades do
Ciclo de Eventos, em meio às comemorações do Dia Internacional das
Pessoas com Deficiência, ressalta a necessidade de amadurecimento dos
caminhos da inclusão, reforça uma prática que permitirá aos discentes
com deficiência, e com necessidades educacionais especiais, a construção
de sua cidadania e um convívio que prima pela participação plena e
efetiva dos direitos de todos e todas na convívência humano na escola e
na sociedade.
Da
mesma forma precisa ampliar o debate em torno da Lei Estadual Nº 9.696,
de 25 de fevereiro de 2013, que dispõe sobre uma cota de 5% de vagas
para candidatos com deficiência no Processo Seletivo Vocacionado (PSV)
da UERN, aumentando nossa responsabilidade de atendimento a todos e
todas implicando na adesão da comunidade local para a superação de
barreiras físicas, atitudinais, conceituais e procedimentais.
Urge
renovar nossas energias, aquecer nossas relações, somar esforços,
buscar parcerias e estabelecer apoios, com vistas à quebra de barreiras
mirando a acessibilidade, de aprofundamento do diálogo acadêmico com
vistas às discussões voltadas para a Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva de seus discentes, sinalizadas pela Convenção de
2006, sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela
Organização das Nações Unidas, do qual o Brasil é signatário.
A
equipe da DAIN está convidando docentes, discentes, profissionais,
pesquisadores e demais interessados a participarem dos debates elencados
em sua Programação na perspectiva de juntos apontarmos alternativas
para a consolidação de uma prática inclusiva.
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